sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resíduos da construção civil e renda

Reaproveitar é lucro na certa.


O reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados em canteiros de obras da construção civil tem sido uma prática adotada por várias construtoras que se preocupam com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Além de garantir benefícios ambientais, esse tipo de ação é também sinônimo de fonte de renda.
Com a consultoria da Teia Serviços Ambientais, a construtora Engenharq, por exemplo, tem orientado os trabalhadores dos canteiros de obras espalhados pelo Estado a separar os resíduos sólidos por tipo de material e reaproveitá-los o máximo possível, dentro ou fora da obra, dando também a destinação correta àqueles que não poderão ser reutilizados.
Para incentivar ainda mais a prática e conscientizar os operários, alguns exemplos têm sido levados aos trabalhadores por meio de palestras. O Conjunto Aroeiras, em Arapiraca, por exemplo, conheceu o trabalho realizado por uma empresa de Maceió que faz o reaproveitamento de canos de PVC que não teriam mais utilidade dentro do canteiro de obras – uma iniciativa que tem transformado a vida de várias famílias.
Os canos são transformados em objetos decorativos e utilitários, como luminárias, bandejas e até carteiras escolares. Além de beneficiar o meio ambiente, evitando que o PVC seja descartado, o trabalho também garante renda para várias famílias.
De acordo com Mateus Gonzalez, ecólogo da Teia Serviços Ambientais, O reaproveitamento de resíduos sólidos é um grande aliado na luta pela preservação do meio ambiente, principalmente quando esses resíduos são provenientes da construção civil. “A construção civil é o setor que mais gera resíduos sólidos em meio urbano e por isso a prática do reaproveitamento nos canteiros de obras é sempre relevante”, destaca.
Gerenciamento de resíduos
A gestão correta dos materiais faz parte do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que tem sido implantado em diversos canteiros de obras com a consultoria dos profissionais da Teia Serviços Ambientais. As ações concretas – como a separação dos resíduos por tipo de material – são resultados do trabalho de conscientização ambiental realizado junto aos operários das obras por meio de palestras que abordam diversos temas relacionados ao meio ambiente.

Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário